Download the app

interjection
article
Bivacar is a verb.
The verb is the part of the sentence that is conjugated and expresses action and state of being.

See the conjugation of the verb bivacar in Portuguese.

CONJUGATION OF THE PORTUGUESE VERB BIVACAR

nós bivacaríamos
vós bivacaríeis
eles bivacariam
O modo indicativo é o modo verbal que enuncia como real o que se expressa através do verbo.

MODO SUBJUNTIVO

quando nós bivacarmos
quando vós bivacardes
quando eles bivacarem
O modo subjuntivo se caracteriza por apresentar uma ação como possível ou hipotética.

MODO IMPERATIVO

não bivaquemos nós
não bivaqueis vós
não bivaquem eles
O modo imperativo é o modo gramatical empregado para expressar mandatos, ordens ou solicitações taxativas.

INFINITIVO PESSOAL

Infinitivo pessoal
bivacar eu
bivacares tu
bivacar ele
bivacarmos nós
bivacardes vós
bivacarem eles
O infinitivo pode corresponder a uma pessoa do singular ou do plural em algumas circunstâncias. Este infinitivo pessoal se usa quando uma oração tem dois sujeitos diferentes, para que fique bem claro quem realiza cada ação.

FORMAS NOMINAIS

Infinitivo
bivacar
Gerúndio
bivacando
Particípio
bivacado
As formas impessoais do verbo não têm pessoa e número. O infinitivo mostra a ação fora de toda perspectiva temporal. O gerúndio mostra a ação durante a sua execução. O particípio mostra a ação já terminada.

PORTUGUESE WORDS THAT RHYME WITH BIVACAR

furacar
macacar
velhacar

Synonyms and antonyms of bivacar in the Portuguese dictionary of synonyms

SYNONYMS

Translation of «bivacar» into 25 languages

TRANSLATOR
online translator

TRANSLATION OF BIVACAR

Find out the translation of bivacar to 25 languages with our Portuguese multilingual translator.
The translations of bivacar from Portuguese to other languages presented in this section have been obtained through automatic statistical translation; where the essential translation unit is the word «bivacar» in Portuguese.

Translator Portuguese - Chinese

Translator Portuguese - Norwegian

bivuakk
5 millions of speakers

Trends of use of bivacar

TRENDS

TENDENCIES OF USE OF THE TERM «BIVACAR»

The term «bivacar» is regularly used and occupies the 67.704 position in our list of most widely used terms in the Portuguese dictionary.
100%
FREQUENCY
Regularly used
/100
The map shown above gives the frequency of use of the term «bivacar» in the different countries.
Principal search tendencies and common uses of bivacar
List of principal searches undertaken by users to access our Portuguese online dictionary and most widely used expressions with the word «bivacar».

Examples of use in the Portuguese literature, quotes and news about bivacar

EXAMPLES

10 PORTUGUESE BOOKS RELATING TO «BIVACAR»

Discover the use of bivacar in the following bibliographical selection. Books relating to bivacar and brief extracts from same to provide context of its use in Portuguese literature.
Paiva Couceiro Diários, correspondência e escritos dispersos
Enfim, depois dealguns incidentes mínimos quepassoemclaro, nodia 2 de outubro conseguimos bivacar aosítio marcado, Portilla de Padornello, na provínciadeZamora,perto da estrada de Pueblode Sanabria e na baseda serra deste nome.
FILIPE RIBEIRO DE MENESES, 2012
Mais Alta Solidao, a
O tempo mudara e tive de descer para o outro lado da montanha, para bivacar num refúgio não guardado, o refúgio Valot, que não é mais que uma caixa de alumínio com lotação para uns 30 alpinistas sentados... Passei uma noite terrível , ...
JOAO GARCIA
O Mundo português
Tomámos o nosso lugar no quadrado; e depois de dar entrada à cavalaria, que acabara de varrer os nossos inimigos, recebemos ordens de bivacar. Ainda bem ; realmente, estou bem precisado de me deitar um bocado. Prepara-se o jantar ...
A PONTE
Formação cerrada, animais realinhados, rédeas sem folga, cavalos inquietos, o instinto antecipando o perigo. Flores determina para o tenente-coronel Neco Costa bivacar seu corpo de soldados na Praça das Carretas, com força de reserva.
PAULO ERNANI EVANGELISTA
Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa
... [ks] bissílabo (m. q. dissílabo) bisturi bitácula bitola bitoque bivalência bivalve bivacar bivaque bixeiro (dif. de bicheiro) bizantinice bizantino bizarria bizarro blandícia blasé blasfemar blasfémia blasfemo blasonar blastogénese blenorragia ...
NEVES; BERGTROM REIS, 2011
O rei dos jagunços de Manuel Benício: entre a ficção e a ...
Brasil) buraco; grota; cova; fenda; buraco aberto por enxurrada; casinhola coberta de palha; baiúca, bodega. BlSPAR (v. int.) descobrir de longe, lobrigar. Bivacar (v. int.) instalar-se em bivaque; acampar a céu aberto. BOCA lN A (.s./) ( reg.
Manoel Benício, Sílvia Maria Azevedo, 2003
Trip
Resolveram então "bivacar", que é a técnica de cavar um buraco, instalar um colchonete no fundo e assim evitar contato direto do saco de dormir com a neve, protegendo-se contra o vento. O grande perigo é ser soterrado pela neve e morrer ...
Rela??o completa da campanha da Russia em 1812
Pela manhã moi cedo (IF de agosto), poa-se em marcha e foi bivacar alem de Kerouitnía, n`um bosque de alamos, perto d'um lago; o campo oíIerecia então um golpe de vista pittoresco: o `:ice-rei fez levantar a sua tenda no meio do bosque, ...
Guerreiro Chaves
14 Uma vida nos tectos do mundo
bem treinada faz aquilo num dia, mas nos anos 80, com os meios e equipamentos disponíveis, era uma escalada que implicava bivacar em plena parede... Escalar ao ladodestes homens– principalmente o Vítor, que era quem andava ...
João;Francisco Garcia, 2014
Aprenda a Conjugar Verbos em Português
... benzer* berganhar berrar besourar bestar bestializar bestificar besuntar bicar bichanar bichar bicotar bifar bifurcar biguar bilhardar bilontrar biografar bipartir birrar bisar bisbilhotar biscar biscatear bispar bivacar blasfemar blasonar blaterar ...
Bolognesi,joão

9 NEWS ITEMS WHICH INCLUDE THE TERM «BIVACAR»

Find out what the national and international press are talking about and how the term bivacar is used in the context of the following news items.
Tommy Caldwell e Alex Honnold completam a travessia do Fitz Roy
4 horas mais tarde, ele pararam para bivacar, montando uma barraca numa crista que leva à Agulha Val Biois. No dia 13 a dupla começou a escalar às 8:30 da ... «Alta Montanha, Feb 14»
Humberto Werneck ensina a arte brasileira da conversa
O que poderia bivacar na conversa fiada ganha refinamento em "O marido da mulher pelada": "Pode ser que você não esteja ligando o nome à coisa, mas na ... «Terra Magazine, May 10»
1º Travessia Pico Paraná/Graciosa
Realmente algo fora do comum. Meus amigos não haviam levado barraca, apenas rede de selva, tendo então que bivacar durante à noite. Felizmente o clima ... «Alta Montanha, Nov 09»
Expedição Pico da Neblina - 1
Sem pensar duas vezes: vou bivacar! Achei um cantinho ideal e capotei! Acho que até ronquei! Lá pelo meio da noite fui acordada pelo Rodrigo, que dormia ... «Alta Montanha, Mar 09»
COCHAMO: Escalada e Aventura no Paraíso das Grandes Paredes
Escalamos as 10 primeiras cordadas rapidamente e chegamos com tudo pra bivacar dois dias num platôzinho aconchegante. Foi quando veio uma tempestade ... «Alta Montanha, Feb 09»
As 48 Horas do Quiriri - parte 1
Entretanto, o sol já tinha se posto, e logo teríamos que achar um lugar para bivacar. Quando chegamos no alto, a estrada mudou de direção, então decidimos ... «Alta Montanha, Jan 09»
Maciço das Agulhas Negras
Pousei por lá mesmo, frustrado porque minha idéia era bivacar no Alsene pra pegar o frio da serra. Dormi por volta de meia noite. Acordei cinco da matina, ... «Alta Montanha, Sep 08»
Travessia Ciririca - Rio Bonito
Anoiteceu e precisamos bivacar nas pedras, dentro do rio. Amarrei minhas pernas com elástico para não cair dentro d'água e amanheceu sem ao menos saber ... «Alta Montanha, Jun 08»
Turismo de Aventura
... facilitar a vida das empresas de turismo construindo escadas onde se deveria escalar, abrindo clareiras para barracas alugadas onde só se deveria bivacar? «Alta Montanha, May 08»

REFERENCE
« EDUCALINGO. Bivacar [online]. Available <https://educalingo.com/en/dic-pt/bivacar>. Apr 2024 ».
Download the educalingo app
pt
Portuguese dictionary
Discover all that is hidden in the words on
index
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z